sábado , 19 agosto 2017
Capa / Artigo / Cláusulas condicionais para uma viva esperança
Cláusulas condicionais para uma viva esperança

Cláusulas condicionais para uma viva esperança

O ser humano, habitualmente, move-se na direção de suas motivações. E, uma motivação frustrada é o mesmo que um sonho perdido. Ele ainda está lá, porém, não há mais forças para alcançá-lo. Nesta pequena síntese contextual, direciono esta mensagem ao momento em que Jesus dialoga com Nicodemos acerca do novo nascimento.

Jesus poderia, em linguagem carregada de recursos técnicos, explanar como quem ensina um mestre ou um doutor acerca do significado do novo nascimento. Ao contrário, as informações eram passadas em doses homeopáticas, provocando em seu coração o desejo de conhecer mais. Em simpes argumentos, Jesus faz com que Nicodemos perceba que este tempo todo esteve com sede de Deus e não sabia. Quando a sede de Deus se torna insuportável, nossa alma faminta cria uma nova motivação: eu preciso mais de Deus na minha vida.

Pregar o evangelho é, antes, mostrar a fragilidade humana pela incapacidade natural de suas limitações físicas e emocionais. Precisamos de alguém que enxergue mais longe, se que seja mais forte, compreensivo e amoroso que nós. E que esta pessoa esteja 24 horas ao nosso lado, pois nunca sabemos quando iremos precisar. Esse alguém é Deus.

As motivações certas levam o homem à satisfação plena. Da mesma sorte que motivações erradas levam ao desgaste emocional, medo inexplicáveis e frustrações inesquecíveis.

O texto de João 3.3 alude ao título desse artigo, assim: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Como motivar o homem a buscar a Deus? fazendo como Jesus fez. Primeiro ele mostrou a condição. Então ele esperou pela curiosidade de Nicodemos. Aqui, este homem poderia simplesmente virar-se e voltar à sua limitada vida. Mas a pequena explicação do Mestre o fez sentir sede de saber mais. Somente um coração aberto poderia receber a parte final da mensagem. Este é o processo de preparar a terra, plantar e esperar pelos resultados.

Porque Nicodemos deveria nascer de novo? Jesus explicou, que assim se faz necessário porque Deus amou o mundo com profunda ternura a ponto de dar seu próprio filho em resgate das almas perdidas.

Quem sabe, se alguns ministros do evangelho diminuírem o reteté e escavarem mais as profundezas dos mistérios de Deus nas mensagens dos cultos nas igrejas, o povo sinta menos vontade de pular e mais vontade de refinar sua intimidade com Deus.

Simples assim.

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes